Minha fixação por igrejas como tudo começou – por Lara Daianna

 

 

Olá pessoas!

Não me recordo de onde vem essa atração por igrejas desde de muito nova eu sempre gostei de visitar interiores de igrejas e saber a historia daquele local o porque da sua arquitetura materiais usados na construção, enfim saber da existência desse símbolo de fé que em todas as cidades pelo menos tem que ter uma igreja senão não é uma cidade na minha opinião. Aqui no litoral do Paraná temos muitas igrejas antigas algumas até centenárias e por se tratar de uma região com bastante história confesso que gostaria de conhecer muitas outras igrejas.

Quem sabe não se inicia um mochilão para conhecer as igrejas antigas do nosso litoral né?

Decidi começar a falar sobre a igreja que fez parte da minha infância e adolescência e faz até hoje meu coração bater um pouco mais forte quando passo na frente por que me trás lembranças agradáveis da época que só tínhamos preocupação de nos divertir com nossos amigos a frente dela na famosa festa do divino.. saudades dos anos 90..

 Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso fundada em 1771 ano em que Guaratuba ainda era considerada uma vila de pescadores mas que segundo historiadores já existia a igreja no local. Hoje é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e cercada por quarenta casas ao total onde quinze delas formavam um circulo em volta da beira d’água e as demais se concentravam em volta da igreja que ficara na extremidade. Igreja Centanária Nossa Senhora do Bom Sucesso

Se pararmos para analisar toda a historia dessa pequena igreja de torres altas porém simples com fundação de alvenaria com uma porta frontal indo de encontro acima de duas janelas com vista a baia de Guaratuba ao fundo um corredor de piso de madeira longas colunas e um belo altar. Eu poderia ficar horas e horas falando em termos técnico de toda arquitetura usada na construção dessa formosa igreja de Guaratuba mas não sou nenhuma expert  no assunto.

Já tive oportunidade de ir em casamentos, batizado, missas ou ir por ir a igreja e ficar admirando como ela é delicada e ainda concerta aquele cheiro bom de infância.

Minha admiração por interiores de igrejas é por que todas elas tem uma história por de trás de sua fundação, reforma ou ainda sobre um momento de dificuldade que pessoas foram ao encontro dessa espaço pedir ajuda. Isso me faz ter vontade de conhecer outros lugares como esse e acreditem eu fui em uma cidade Ouro Preto – MG que tem mais de 10 igrejas do tempo da colonização Portuguesa no Brasil !! Imagina a felicidade da pessoa aqui quando se deparou com a igreja que a Princesa Isabel pisou!!!! Quase morri ! Mas esse papo é para outro post ….

Eu não tinha como começar essa jornada sem falar sobre a Igreja Centenária Nossa Senhora do Bom Sucesso que um dia eu ainda ei de subir essas escadarias caminhando por esse corredor indo de encontro ao altar para quem sabe casar não é mesmo?? hahaha

 

Qual será a próxima igreja que irei visitar???

Acompanhe em : @laradaianna e @blogdalaraa

*fotos: acervo pessoal

*fonte de pesquisa: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s