Pode reforçar? Uso abusivo de sacolas plásticas em nosso Litoral. | Lara Daianna

Olá pessoas!

Novo ano astral e uma nova estação chegando. O outono marca um início de climas mais amenos e vontade de fazer aquele comida mais quentinha, aconchegante e deliciosa. Se abre o armário e falta algum item para completar sua receita dai você vai ao mercado compra tudo que precisa – 1 extrato de tomate para aquele molho á bolonhesa que está preparando. Paga-se pelo produto adquirido e quando pega a sacola se depara com a seguinte cena:

  • Comprei 1 item e estou levando 3?

-1 extrato.

-2 sacolas.

Total: 3 itens

Mas dai você pensa: A lata do extrato é de alumínio e pode ser reciclada então está tudo Ok.

E a sacola plástica ? Melhor as sacolas plásticas ?

Bem isso é um relato que presenciei a última vez que fui ao mercado aqui no litoral, percebi que são atos automáticos do consumo acima do normal de sacolas plásticas por todos os estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios. E com a chegada da temporada de férias esse uso quase triplica.

No início do ano de 2018 a Sanepar recolheu das praias do litoral do Paraná o equivalente a 80 toneladas de lixo considerando o período de maior concentração de vai de 20 de dezembro a 10 janeiro.

Itens que sempre fazem parte da lista como garrafas, palitos de sorvetes, latas de refrigerante foram recolhidos e sacolas plásticas também foram encontradas. A grande parte desse lixo todo vai para o mar causando mortes de tartarugas, golfinhos e aves isso sem consideração a proliferação de doenças caso haja chuvas em grandes proporções ocasionando alagando por contas dos bueiros entupidos.

Mas da onde vem todo esse lixo?

E por que lembrar disso agora Lara, se já passou até o verão!

Lembra da história que contei no começo desse texto?

Atitudes como essas contribuem para o acúmulo de lixo em nossas praias e ruas.

Precisamos avaliar quais as nossas responsabilidades como moradores da região que na minha opinião tem as praias, ilhas e baias mais lindas de toda região sul do Brasil. Mas da forma que estamos levando esse alto consumo de sacolas plásticas por mercado, mercearias, panificadoras ou seja, todo comercio de alimentos precisam se unir e dar um passo rumo a CONSCIENTIZAÇÃO de funcionários e clientes.

E o custo para manter toda essa linha de consumo?

Quem paga a conta no final somos nós clientes sabiam?

Tenho plena convicção que gestores desses segmentos ou economizarem na compra de sacolas plásticas poderiam investir esse capital em outra coisa como ampliações de seu espaço, contratação de mais funcionários, equipamentos, divulgação dentre outras formas de investir esse recurso financeiro que acaba indo parar em nossas nascentes, baias e praias.

Em outras cidades é comum ver pessoas levando suas próprias sacolas tanto as reutilizáveis quanto as plásticas para trazer suas compras e sem contar as caixas de papelão que ficam à disposição em todos os caixas.

Outra atitude é o uso das sacolas de verduras e legumes que muitas vezes tem que ser utilizada para embalar o vegetal mas que após pesado a mesma será descartada, então por que não usar para colocar alguns itens da compra. Essa atitude diminui o uso de uma sacola que seria “inútil” se colocado no sentido de transportes itens.

Poderia ficar horas e horas escrevendo sobre o USO ABUSIVO DE SACOLAS PLÁSTICAS em nosso litoral, mas acredito que com esse texto eu possa ter levantado a bandeira da consciência dos moradores das cidades praianas sobre a questão do meio ambiente e como pequenas atitudes pode trazer imensos benefícios sócio ambientais e econômicos.

Alternativas para um comunidade Cayçara estar a frente de muitas outras na questão ambiental existem, cabe a união de todos para colocarmos em prática.

Sempre que escutarem a frase:

– É para reforçar ?

Lembre-se:

Esse verbo condicionado a uma ação muitas vezes “automática” pode proporcionar uma morte mais rápida aos nossos mananciais, rios, bacias, baias e praias do litoral.

Por mais praias limpas!

Até

Lara

 

 

 

Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/80-toneladas-de-lixo-sao-retiradas-das-areias-das-praias-do-parana-b6tqgjgli4wkjcwl3fz95a757
Anúncios

Um comentário em “Pode reforçar? Uso abusivo de sacolas plásticas em nosso Litoral. | Lara Daianna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s