Rendimento vs Distância | por Lara Daianna

Olá pessoas!

Ao descobrir o mundo de atividades físicas nunca imaginei que se tornaria uma paixão e verdade seja dita é uma sensação que vicia no bom sentido, em meados de 2013 quando comecei se quer passava na minha cabeça que poderia estar aqui hoje escrevendo sobre isso!

Vale lembrar que sou uma praticante de atividade físicas e estou bem longe de ser uma profissional da área ou seja, aqui relato a minha percepção como atleta iniciante ok. Na duvida procure seu profissional de educação física.

Quem me acompanha nas redes sociais sabe que diariamente eu pratico corrida na esteira ou rua mas em um ambiente controlado tenho feito todos os meus treinos, confesso que ando um tanto sumida das provas oficiais de rua (voltarei). Mas é com os treinos de corrida na esteira em ambiente controlado que percebi a diferença entre Distância e Rendimento.

Como assim diferença?

Sim e muita por sinal!

Hoje corro diariamente 5k e venho percebido a mudança de rendimento a cada término de treino e isso leva a crer que inúmeros fatores pode ocasionar uma diminuição de seu rendimento, mas nada altera a distância percorrida pois ela continua 5k o que acontece que seu tempo de prova se elevará.

Mas quais fatores são esses?

Bem falando sobre a minha experiencia percebi que os treinos de alta intensidade causa um ganho de distância gigantesca por que correlaciona o pace elevado a intervalos curtos de descanso os chamados Hits. Os treinos de hit com duração de 25′ min mostrou que a distância foram curtas mas o rendimento alto por que a media de velocidade fica em 11k. Em comparação a um treino de esteira com velocidade média de 9k a distância foi maior mas o rendimento foi mediado cerca de 1k a cada 8’min.

Engraçado como não levamos em consideração essa matemática básica de corrida mas se pretende evoluir para meias maratonas ou provas de longa distância é bom começar a levar esses cálculos em consideração e preparar um bom plano de corrida.

O que tenho feito:

Depois que aprendi que existe sim diferença entre rendimento e distância comecei a pesquisar as melhores práticas de corredores amadores como eu que também procuram evoluir na corrida mas sempre respeitando os limites de seu corpo.

Comecei um trabalho de fortalecimento funcional;

Reavaliei o termo Musculação;

Mudei os horários dos treinos; (contei mais sobre isso aqui  #5amclub)

Treinos intercalados para sentir o meu corpo;

Day off de corrida; sei que isso vicia mas tento pelo menos um dia da semana ficar sem correr. Para quem não sabe treino de domingo a domingo 2h.

Fora outras coisas aliadas aos treinos: boa alimentação, uma boa noite de sono e viver de forma leve sempre.

Com essas mudanças percebi que meu rendimento aumentou consideravelmente e venho tendo progressos nas distancias percorridas dia a dia e hoje não foco muito no tempo de prova mas sim a distância que percorri durante aquele intervalo de tempo, em resumo esqueça o RELÓGIO foque na DISTÂNCIA!

Espero ter ajudado aos corredores amadores de plantão com o meu relato de hoje.

Para acompanhar os meus treinos e estilo de vida 99,9% saudável é só seguir as redes sociais do blog no Instagram @Blogdalaraa e Facebook: Blog da Lara e acompanhe também @Laradaianna

Siga também a #blogdalaraa

Até mais !

Lara

sóvai

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s